Mídia Kit: É realmente preciso? Como criar?

Antes de entrarmos nos detalhes de como fazer e o porque é importante ter um mídia kit, pergunto... Você sabe o que é um mídia kit? É mu...


Antes de entrarmos nos detalhes de como fazer e o porque é importante ter um mídia kit, pergunto... Você sabe o que é um mídia kit? É muito simples entender o que ele é, pense no mídia kit, como o currículo do seu blog. Nele tem todas as informações de suas redes sociais, do seu blog e suas também.

Agora que já entendemos o princípio do mídia kit, vou explicar a vocês o porque ele é tão importante para as blogueiras e também para as empresas.
O primeiro fato dele ser tão importante é que ele possui todas as informações necessárias sobre o seu blog reunidas em um único lugar, o que facilita na avaliação do mesmo pelas empresas. E por falar nas empresas, se você pretende ter parceiros ou anunciantes no blog, ele com certeza é indispensável.

E chegamos ao ponto mais importante do post... Depois de aprender o que é um mídia kit e porque ele é tão importante, chegamos finalmente a fase de criação.

Os dados da imagem são dados antigos, mas servem como exemplo.
A primeira dica quanto a criação é onde criar! Muitas meninas devem estar pensando que para criar um mídia kit bonito é preciso entender de photoshop, pois bem, podem parar de pensar isso, porque não é preciso. Basta saber um pouco de Power Point, isso mesmo, Power Point, aquele programa do pacote do Office, para criação de Slides.

Faça seu mídia kit, como se fosse uma apresentação de slides e na hora de salvar, mude o formato para PDF, prontinho, seu mídia kit agora está em PDF e com cara de quem sabe mexer no Photoshop! ;)

Mas é nessa hora que vocês me perguntam, "quais as informações devo colocar no mídia kit do meu blog?"... Tenho uma listinha, como base, para montagem de mídia kit e vou compartilhar ela com vocês.

Capa
Apresentação do Blog e Blogueira
Estatísticas do Analytics (Google Analytics)
Estatísticas Redes Sociais do Blog
Clipping do blog
Formas de Parceria
Parceiros
Contato


O que é Clipping?

Clipping é onde seu blog apareceu, também pode aparecer como "Na Mídia"... Por exemplo, se seu blog ou você apareceram no jornal da sua cidade, o print, foto ou imagem que comprove este fato deve estar no clipping do seu blog, como uma forma de propaganda do blog.

No início é realmente muito dificil de ter qualquer informação para colocar no Clipping... Eu mesma ainda não tenho uma matéria em revista, jornal, ou algo assim... Mas como sou colaboradora do CBBlogers, apareci em algumas páginas de lojas e etc, coloco esses prints e informações na área de clipping do mídia kit.

As blogueiras que foram naquele programa, Você Bonita, da TV Gazeta, podem e devem colocar esse fato, mas todas essas informações devem conter a data do acontecimento.


Muito bem gurias, agora que vocês já sabem como criar um mídia kit, não quero ninguém dizendo que não tem ideia por onde começar, heim. Todo mundo trabalhando para seus blogs crescerem e com qualidade, ok?
Espero que tenha ajudado vocês e que tenham gostado do post. E para as que querem ter mais exemplos de mídia kit, algumas blogueiras, como a Jéssica Belcost do Keep Calm DIY e a Niina Secrets disponibilizam seus mídia kits online, clique no nome dos respectivos blogs abaixo, para conferir.


Beijos e até a próxima.

Você poderá gostar também de...

12 comentários

  1. Acho super importante ter midia Kit, nós já temos e todo mês melhoramos alguma coisa!! Você deu ótimas dicas Grazi!!!

    Beijos

    Gaby do Blog ~> BelezaNaMedida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Gaby, o mídia kit precisa sempre ser atualizado e a blogueira precisa sempre tentar melhorar os dados do mídia kit. Beijos

      Excluir
  2. Silvana Almeida27 novembro, 2013

    Oi Grazi!!

    Que demais esse post realmente eu não tinha muita noção de como fazer!!

    Obrigada pelas dicas.

    Beijos

    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras vezes sempre são meio complicadinhas Silvana, mas depois tu pega o jeito, ai já sabe exatamente o que fazer... ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Janaína Santos27 novembro, 2013

    Gostei muito de saber como criar um midia kit amiga!

    Bjs

    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Jana, espero ter te ajudado. Beijos

      Excluir
  4. Luma Barreto27 novembro, 2013

    Excelentes dicas!

    beijos

    http://blogtoquefeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado, Luma! Beijos

      Excluir
  5. Fabio Walker03 dezembro, 2013

    recomendo o site Midialinks.com.br É bem profissional, feito para seu midia kit ser encontrado por agências de propaganda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Fabio, vou visitar os site!

      Excluir
  6. Que bacana o post. Eu já fiz o meu, mas acabei deletando.
    Preciso refazer.
    Beijinhos.
    Convido você a visitar meus dois blogs:
    Justo eu?
    Universo feminino, beleza – maquiagem- moda
    Livro com Cappuccino
    Universo literário, resenhas de livros-textos-autores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh tem que fazer Rafa, é muito importante ter o mídia kit! Imagina se uma empresa entra em contato com você e você não tem o mídia kit? Fica chato, né... rsrs. Beijos

      Excluir

SIGA @FRESCURASDEMULHERZINHA