Cronograma Capilar - O Começo

Depois de tanto falar que iria começar o Cronograma Capilar, finalmente estou começando mais este projeto. Apesar de acreditar que muita...

cabelos

Depois de tanto falar que iria começar o Cronograma Capilar, finalmente estou começando mais este projeto. Apesar de acreditar que muitas de vocês já devem pelo menos ter ouvido falar do cronograma, vou dar uma breve explicação.

O que é o CC ou Cronograma Capilar?
Assim como o projeto Rapunzel, é um projeto que visa melhorar os cabelos, no caso do PR (Projeto Rapunzel) o resultado é voltado para o quanto o cabelo cresceu, já o CC é para restaurar os fios do cabelo, deixar eles bonitos e saudáveis.

Esse projeto possui um cronograma, como o próprio nome diz, com "fases" para utilizar produtos específicos em cada fase. Apesar dele possuir um cronograma, conhecido como Cronograma Oficial, muitas adeptas do CC acabam criando seu próprio cronograma, afinal, cada cabelo precisa de uma coisa, nem todos são iguais. Ele é um programa/projeto, indicado para todo o tipo de cabelo, especialmente aqueles que passam por processos químicos, como alisamentos.

Como funciona?
O cronograma possui três fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Na fase de Hidratação, iremos repor e manter a água dos fios. Na Nutrição faremos a reposição lipídica, óleos, gordura e na fase de Reconstrução como o nome já diz, iremos reconstruir o cabelo, dando "força" aos fios.

Cronograma Oficial:

1ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição
2ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição
3ª Semana: Hidratação + Nutrição + Reconstrução
4ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição

E assim durante o tempo que precisar para que sei cabelo fique com aspecto bom. Também existem meninas que optam por fazer o cronograma de uma maneira um pouco diferente, usando cada semana uma espécie de máscara, por exemplo: 1ª semana: Hidratação; 2ª semana: Nutrição; 3ª semana: Reconstrução.

Uma detalhe que não foi mencionado anteriormente é que o cronograma é baseado em máscaras de tratamento, ou seja, ao invés de você fazer uma hidratação quinzenal, você irá fazer três hidratações por semana, seguindo o cronograma, que pode ser o oficial ou um que se adeque as necessidades do seu cabelo.

#DicaDaGrazi: Para você que não tem muita prática ou experiência com produtos capilares, ou não sabe do que o seu cabelo precisa... Comece usando o cronograma oficial no primeiro mês, assim você poderá ver quais etapas seu cabelo precisa de mais cuidado e assim ir adequando o seu cronograma.

cabelos
Foto: Bia Munstein
Agora que já conhecemos o projeto, vamos saber qual o tipo de máscara usar em cada etapa do cronograma, para que cada etapa faça o seu efeito correto.

Hidratação
(Reposição Hídrica dos Fios):
A mascara deve conter na fórmula, qualquer dos ingredientes: Extratos vegetais (plantas ou frutos); Pantenol, Vitamina B5; Aloe Vera; Glicerina; Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda; mel e açucares. 
Ela não pode conter: Queratina ou ser a base de óleo.

Nutrição
(Reposição Líquida dos Fios):
A mascara é a base de óleos, manteigas...
Oléos vegetais (oleo de argan, amêndoas, macadâmia, entre outros);
Manteigas (Karité, cacau, abacate, cupuaçu, muru muru);
Ceramidas;
Proteínas e Tutano.

Reconstrução
(Reposição de Proteína dos Fios):
Pode possuir: Queratina; Creatina; Arginina; Colágeno; Cisteína e Aminoácidos.

Você deve "ignorar" estes ingredientes
(que normalmente aparecem em todas as máscaras):
Water (água); Cetearyl Alcohol; Behentrimonim; Methosulfato; Cetrimonium Chloride; Quaternium 80 e Amodimehicose.


# DicaDaGrazi: Anote todas as informações sobre as máscaras que você usar em um caderninho, assim quando precisar de uma máscara de determinada fase novamente, você já sabe qual é indicada para aquela fase.

* NOVIDADE: Todos os posts do Cronograma Capilar serão feitos com o apoio de uma das minhas marcas de produtos capilares preferidos, a GotaDourada, que mandou uma caixa gigantesca de produtos para todas as fases, para que eu pudesse finalmente começar o cronograma capilar e dar mais dicas de cabelo pra vocês.

Durante a próxima semana voltarei a gravar vídeos e também gravarei como é a minha primeira semana de cronograma capilar, mostrando os produtos usados e os que indico pra vocês em cada fase da semana, então pra quem ainda não se inscreveu no canal, nao perca tempo e se inscreva aqui.

Tentarei sempre trazer dicas de produtos a serem usados no cronograma para vocês, pretendo trazer dicas, principalmente de produtos de fácil acesso e baratos, para que todas possam aderir ao projeto. Além disso vocês poderão acompanhar todos os posts do Cronograma, na lateral do blog, abaixo do banner do projeto Rapunzel, terá um banner escrito Cronograma Capilar, basta clicar nele e vocês serão redirecionadas a todas as páginas relacionadas ao CC.

É isso ai por hoje amores, sei que o post ficou comprido, mas tentei fazer dele o mais completo possível, espero que compreendam e que tenham gostado de mais esta novidade aqui no blog.
Beijos e até a próxima.

Você poderá gostar também de...

5 comentários

  1. julianakhenberly15 janeiro, 2014

    ai que tudooo eu já estou na 2 semana e a minha dúvida sempre foi a 3 mas vc explicou tão bem que entendi
    bezossssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju que bom que tu gostou... e que eu pude te ajudar.. haha... qualquer coisa dá um grito que te ajudo, se eu souber, né... haha
      Beijos

      Excluir
  2. Tô na primeira semana, 2ª hidratação.Mas, fico sempre em dúvida nos cremes para Nutrição.Vou tentar me guiar por este post pra ver se acerto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim Claudia... Desculpa demorar pra te responder... mas qualquer coisa fala comigo que te ajudo! Beijos

      Excluir
  3. Olá, tenho o creme da terceira fase da progressiva (inoar g.hair), posso utilizar também na terceira fase?
    Uso também a linha inoar óleo de argan shampoo + condicionador, posso utiliza-lo no cronograma?

    Fico no aguardo de um retorno, quero começar logo e deixar o meu cabelo com vermelho mais vivo.
    abs

    ResponderExcluir

SIGA @FRESCURASDEMULHERZINHA