Óleo de Rícino nos Cabelos? Dicas; Como usar; Quanto tempo deixar e etc...

Antes de falar dos benefícios deste óleo e dar dicas, quero esclarecer algumas coisas, pois te...


Antes de falar dos benefícios deste óleo e dar dicas, quero esclarecer algumas coisas, pois tenho certeza que essas dúvidas surgirão ao verem as imagens, ao longo do post e etc.

A primeira coisa importante ao se saber sobre o óleo de Rícino é que óleo de Rícino e óleo de Mamona são a mesma coisa... Também é importante vocês saberem que o óleo de Rícino é muito utilizado como laxante, portanto não estranhem o nome das marcas, o importante é apenas ele ser puro.


No caso desse que comprei na farmácia Agafarma, daqui de Viamão, ele se chama LaxSan e na embalagem dele diz "A cada 1 ml contém: 1 ml de óleo de Rícino", ou seja, ele é puro.

#DicaDaGrazi Para quem quer fazer o cabelo crescer, controlar a oleosidade, diminuir a queda, diminuir a caspa e ainda preencher falhas no cabelo, sobrancelhas e cílios, este óleo é essencial ter em casa e usar pelo menos 3 vezes na semana

O óleo de Rícino é excelente para o crescimento do cabelo, mas cuidado pois ele é um óleo mais espeço e se você pretende usar ele para fazer umectação em cabelo cacheado ou afro, não espere grandes resultados, para isto indico outros óleos mais "líquidos".

Ele é um dos pouquíssimos óleos que não fazem "mal" passar na raíz, ou seja, ele não vai deixar o seu cabelo mais oleoso do que já é, muito pelo contrário, ele irá controlar a oleosidade.

A prova de que ele ajuda muito a crescer é o desafio de uma vlogueira americana, a Sunshyne, que fez o "Desafio do Óleo de Rícino"... Abaixo a foto da diferença do cabelo dela durante os meses.


No canal dela no Youtube, vocês podem acompanhar todo o desafio, confiram o canal dela clicando AQUI.

Foto: Desocupada é a Mãe
A textura desse óleo como já mencionei é mais grossa, então quando aplicado no cabelo, ele deixa os fios bem grossos, duros, mas não se assuste isso é normal.

Para retirar o óleo dos cabelos lave o cabelo com shampoo pelo menos duas vezes, ainda assim, pode ser que reste uma quantidade mínima de óleo, se for pouco, não tem problema deixar no cabelo, mas no dia seguinte lave novamente o shampoo até retirar por completo o produto.


Sabem quando mencionamos que o Bepantol é aquele produto que você precisa ter em casa, porque ele tem várias funções? Esse óleo de rícino é igual, pois além de ajudar em tudo aquilo que já citei nos cabelos, ele ainda ajuda a tirar as falhas da sobrancelha e a crescer cílios.


Neste óleo paguei apenas R$ 2,85, então vale a pena sempre ter mais de um vidrinho em casa, como foi o meu caso, que quando comprei pelo preço, já peguei dois, para garantir que usaria sem dó.

O ideal é usar ele pelo menos três vezes por semana e no caso das sobrancelhas e cílios seria ótimo conseguir usar todos os dias, antes de dormir, passar a noite (que é o maior tempo possível para ficar com ele) e depois retirar no dia seguinte.

O cheiro dele não é muito agradável, mas não nada extremamente forte e depois de cerca de 30 minutos no cabelo o cheiro some quase que completamente... Conforme o tempo passa o cheiro simplesmente some.

*Atualização do post - 16/07/2014*


Confiram o vídeo abaixo, onde explico como fazer a aplicação do óleo de rícino, tanto no cabelo, quanto nas sobrancelhas e também nós cílios, sanando assim estas grandes dúvidas.


PARA GRÁVIDAS: Em alguns sites diz que não é recomendado usar por ele ser usado como auxiliar na indução do parto, mas só é comprovado por ingestão.  De qualquer forma aconselho a consultar a sua ginecologista para que ela possa te dar uma orientação melhor.

É isso meninas, espero que tenham gostado de mais essa dica e que ela possa ser útil para vocês.
Beijos e até a próxima.

Você poderá gostar também de...

258 comentários

  1. Adorei o post, irei procurar o produto para comprar.
    Beijinhos.
    www.belezaacessivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ju... fico super feliz... procura sim, porque vale a pena. Beijos

      Excluir
    2. é preciso passar ele puro?

      Excluir
    3. Sim, ele precisa ser 100% puro.

      Excluir
    4. Grazi ...Posso usar as três vezes,por semana,e no quarto dia hidratar usando um pouco dele? E quero saber se posso passa- lo durante a noite ou seja dormir,e lavar os cabelos de dia? Pois comecei a usar ele hj...

      Excluir
    5. Pode passar durante a noite sim, desde que você retire bem ele no dia seguinte. Pode usar as três vezes e usar na hidratação ele sim, mas já que você quer adicionar óleo na hidratação, eu aconselharia o óleo de ojon ou argan. Beijos e boa sorte.

      Excluir
    6. estou com as pontas MASTIGADAS,posso passar oléo de ricino nas pontas todos os dias? mas tenho que lavar todos os dias com shampoo e condicionador?

      Excluir
  2. Adorei as dicas, não conhecia nenhuma, vou na farmácia comprar, ele é tudo de bom *--*

    ResponderExcluir
  3. Esse ue não fico sem. Fortalece o cabelo, faz crescer, um amor!

    Facebook | My Holy Place Blog | Comunidade G+

    ResponderExcluir
  4. Se você quiser acelerar o crescimento dos cabelos, nenhum óleo fará o trabalho melhor que o óleo de rícino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Ataraxia... Ele é ótimo! ;)

      Excluir
  5. Bommm,eu comprei mas não sabia q era laxante.
    Meu marido q comprou aliás,fiz ele ir trocar duas vezes rssss
    A mulher da farmácia disse q nunca ouviu falar no #OleodeRicinoCapilar kkkkkk
    Essa foi boaaa
    Já tomei uma colher,tenho prisão de ventre!!!
    E já vou colocar na minha raiz.
    Meu cabelo esta com queda,falha e curto AFF
    Óleo de Rícino me Ajude!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Isso acontece mesmo Patrícia, quando eu fui comprar comentei coma moça da farmácia que é minha amiga e ela ficou apavorada, porque jamais imaginou que funcionasse pra essa finalidade também... haha. Vai ajudar sim, usa ele pelo menos 3 vezes por semana! ;)
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, controla a oleosidade e a queda e ajuda no crescimento?
    Já quero pra ontem, tudo que eu preciso.
    Muito boa a dia Grazi!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dani, vale demais a pena. Agora estou alternando entre ele e o Tônico de Alho, estou usando no momento o Tônico, daqui a 2 meses e meio, quando o tratamento com o tônico precisar da pausa, volto para ele! ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Esse óleo encontro em farmácia??
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Iza, você encontra em farmácias, mas lembre-se de sempre ver se ele é 100% puro. Ele é um laxante também, então se as pessoas se espantarem por tu comentar que vai passar no cabelo, não se preocupe. Beijos

      Excluir
  8. O seu cabelo é liso natural? Como vc usa o óleo de rícino nos cabelos, vc faz umectação ou apenas massageia a raiz? Post ótimo viu? Adorei! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode ver nas postagens do projeto rapunzel como é meu cabelo, ele é natural, não sou adepta de chapinha, secador, essas coisas, principalmente em posts que preciso mostrar o resultado REAL no cabelo. Ele não é lisão, do tipo escorrido, é meio ondulado, esquisito até... haha... mas é natural, menos 3 dedos na ponta, que ainda tem tintura. Eu não costumo fazer umectação com ele, porque meu cabelo é misto, então até para umectação deve ter uma frequência diferente. Eu passo na raiz e massageio, quando possível. Estou preparando um vídeo onde quero mostrar as formas que uso o óleo. Obrigada pelo carinho e espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  9. Você tem mais fotos para eu acompanhar o crescimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, eu não tenho fotos usando só o óleo de Rícino. Mas estou tentando preparar uma postagem mostrando a diferença nas sobrancelhas principalmente, então aguarde que em breve tem post com vídeo sobre isso. Beijos

      Excluir
  10. Eu pedi pro meu marido comprar o óleo e ele olhou para mim e disse: ''Mas você não tem prisão de ventre!!'' Daí eu disse ''É para o meu cabelo.'' Meu marido me encarou e falou ''Desde quando cabelo tem prisão de ventre?'' kkkkkkkkkk Capotei de rir!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA... Nossa, ri demais aqui.. haha... pior que da uma certa vergonha mesmo, mas fazer o que né... como ele é bom, vale a pena. Beijos

      Excluir
  11. Graziii(óh a intimidade) hahahah'

    Quanto tempo deixa no cabelo, se eu for fazer de dia ?

    Brigadinha, e amei a dica ! bjiiim :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. Magina, pode chamar de Grazi, não tem problema! ;)
      Então se tu tem como fazer durante o dia, eu te aconselho a deixar 5 horas, faz como eu faço, coloca pouco antes do meio dia ou em seguida e tira o produto lá pelas 17:00. Mas o mínimo que eu te aconselho a deixar é 2 horas.
      Beijos

      Excluir
  12. quanto tempo pode deixar nos cabelos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Maria, tu pode deixar até a noite toda, então conta ai no máximo umas 10 ou 12 horas.
      Beijos

      Excluir
  13. Faz um mês que estou usando, Estou usando o Oral no cabelo, tem problema? ou tem que tomá-lo? alguém sabe?
    Bom, nao notei diferença, no crescimento, acho que é pelo fato de usar somente 1 vez por semana, porem notei que meu cabelo encorporou bastante alem de dar brilho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Fernanda, é isso mesmo, não é pra tomar, se não ele tem efeito de laxante... rsrs... É pra passar no cabelo mesmo. Então realmente ele encorpora bastante os fios e dá brilho! Essas coisas de crescer o cabelo demoram um pouco mais, pra ti notar mesmo teria de usar no minimo 3 vezes por semana e esperar 2 meses, pra ter uma diferença notável, foi assim comigo, pelo menos... rsrs. Uma vez por semana eu acho pouco, tenta usar 2 ou 3 vezes! ;)
      Beijos e boa sorte!

      Excluir
  14. Ola eu estou usando o óleo mais gostaria de saber se posso usar todos os dias, e´obrigado lavar? se não quiser lavar faz algum mal ao cabelo ? obrigada linda :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Emanuela, é obrigado retirar todo o óleo depois do uso...O ideal mesmo seria ter uma pausa depois de um dia usando, por exemplo, um dia sim outro não. Beijos

      Excluir
  15. Oi querida! eu Uso tonico de alho, eu posso intercalar as semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, uma semana usa o tônico, na outra o óleo de ricino, vai ajudar o seu cabelo bastante, só não pode misturar o uso dos dois! ;)
      Beijos

      Excluir
    2. Oi linda, pq não pode misturar os dois? Vi uma dica onde indicaram misturar os dois mas fiquei com um pouco de receio tb.

      Excluir
  16. Oi meu cabelo é andulado posso usar ? E como falo o nome dele na farmácia grazi ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Bruna, na realidade todos os tipos de cabelos podem usar... Peça por óleo de rícino. A única coisa que eu falo é que pra quem tem cabelo cacheado ele não é a melhor opção, pois os óleos mais "finos" funcionam melhor para umectação, mas independente disso todos os tipos podem usar, ainda mais se for pra crescimento. Beijos

      Excluir
    2. Qual óleo mais fino?

      Excluir
    3. Você pode usar óleo de Argan, Ojon ou Amêndoas, todos eles são mais finos! ;)

      Excluir
  17. Mais só passa ele na raiz ou no cabelo todo? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo passar só na raiz mesmo, até porque para umectação nas pontas o resultado dele não é muito bom... Para crescimento, controle de oleosidade e etc, passe na raiz ou nas sobrancelhas! ;)

      Excluir
  18. Olá gostei muito da tua publicação e quero saber por quanto tempo deixo nas sobrancelhas antes de lavar? Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou... Então o mínimo é de duas horas, mas se quiser deixar mais tempo pode! O ideal é apenas não passar de 12 horas. Boa sorte. Beijos

      Excluir
  19. para a sobrancelha como faço para aplicar, tem que ser da raiz para as pontas, devo passar com o pincel de cílios aquele que passa rímel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente eu passo com esses pincéis de cílios mesmo! Beijos

      Excluir
  20. Ola, adorei seu post tbm! Gostaria de saber se tbm faz efeito pra cabelo q nunca cresce, pq o meu nunca desenvolve o tamaho desde q eu era criança.notei isso, sempre curtinho.. mas eu sempre quis ele grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim Valéria, mas o ideal seria você procurar um Tricologista e saber o motivo desse não crescimento, pois pode ser por questões hormonais, alimentação e muitos outros fatores, mas tente usar o óleo de rícino um dia sim e o outro não, durante 3 meses pelo menos. Boa sorte. Beijos

      Excluir
  21. Óleo de ricino mineral eu achei assim na farmácia é esse msm? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, procura por óleo de Rícino 100% puro, algo assim... Tenta da marca Farmax ou essa que eu indiquei nesse post, que é melhor, pra não errar. Beijos

      Excluir
  22. Olá, amei suas dicas! Mais vi em algumas respostas suas sobre o tempo que o pode ficar no cabelo,2,5 ou 12 hora? Fiquei na dúvida!
    Beijjjo!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, então é que você tem que deixar no mínimo 2 horas, mas pode ser até 12 horas (que é o máximo de tempo), entende? Então pode deixar de 2 à 12 horas, ai vai de você.
      Beijos

      Excluir
  23. Ola Grazi.... Esse oleo faz crescer o cabelo, no caso de falhas? Faz parar a queda de cabelo, pois o meu cabelo ta caindo muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ajuda sim... eu tenho algumas falhas, elas ainda existem, mas estão bem melhores... É claro que isso vai melhorando com o tempo, então aconselho a começar a usar o quanto antes e quanto ao cabelo cair e etc, com certeza ele vai te ajudar. Beijos e espero ter ajudado.

      Excluir
  24. Thalya oliveira24 junho, 2014

    Vou começar a usar pra ontem, amei suas dicas espero que faça crescer... Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, usa sim, tenho certeza que vai te ajudar... Beijos

      Excluir
  25. Oii Grazi, vou iniciar o processo de transição capilar. Sei que não vai ser fácil, mas vamos a luta rs.
    Pelo jeito o óleo de rícino vai ser meu companheiro de jornada rs.
    Valeu pelas dicas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele vai te ajudar e muito Allyne. Boa sorte e venha me contar como foi depois.
      Beijos

      Excluir
  26. gostei vou compra amanhã e começar logo a usar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, quanto antes começar, antes começa a melhorar!
      Beijos

      Excluir
  27. vou cmprar amanhã e começar a usar logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, boa sorte. Me conte tudo depois. Beijos

      Excluir
  28. Ele nao alisa nao ne?.estou em transição saindo do liso e assumindo os cachos, ele ja esta quase 100% cacheado,so que ele esta curto e quero q ele cresça logo ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Flavia, pode usar sem medo. E para melhorar ainda mais os teus cachos, confira aqui no blog outras dicas para quem tem cabelo cacheado, como a Umectação. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  29. Olá! Meu cabelo é bem cacheado, uso ele mesmo ou qual você me indica? Devo passar só na raiz? Tinha lido já sobre ele e dizia pra passar nas pontas também, o que vc me diz? Obrigada, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer usar ele para crescer, passe apenas na raíz e mais uns 3 dedos, mas se quer dar vida ao cabelo cacheado, leia os outros posts do blog, onde falo sobre o óleo de Amêndoas e sobre Umectação, esses outros óleos são melhores para se passar no comprimento e pontas, assim seu cabelo irá ficar com mais vida, pois o óleo de ricino é muito espesso para cabelos cacheados. Coloca cabelos cacheados na aba de pesquisa aqui do blog, tem vários posts com produtos! Boa sorte! Beijos

      Excluir
  30. Olá, Grazi! Você usa o óleo puro nas sobrancelhas? Poderia, por gentileza, especificar melhor a aplicação nas sobrancelhas? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, uso ele puro sim, no vídeo acima você encontra todas as explicações! ;)
      Beijos

      Excluir
  31. Olá Grazi,
    tenho a raíz do meu muito oleosa e as pontas extremamente secas devido às tintas. como devo usar o oleo de ricino?
    obrigada
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa só na raiz o óleo de Rícino, nas pontas faça de 15 em 15 dias umectação com óleo extra virgem ou de amêndoas, em breve vou postar um vídeo explicando a umectação.
      Beijos

      Excluir
  32. Nossa eu sabia do uso nos cabelos, mas essa da sobrancelha é novidade pra mim, vou testar, porque a minha é bem ralinha, rs.
    Obrigada pelas dicas, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim Tamy, tenho certeza que tu vai gostar.
      Beijos e boa sorte.

      Excluir
  33. Oi, boa tarde!Eu ganhei o óleo de rícino natural venho da fazenda, eu posso usar nos cílios e no cabelo também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, se ele é natural, se é 100% puro, não importa a marca, pode usar nos cílios, sobrancelha, cabelo, tudo sem problemas! ;)
      Beijos

      Excluir
  34. Tive queda de cabelo fiz tratamento por 6 meses com pantogar parou mas começou novamente, tbem estou com falhas na sobrancelha comprei o óleo vamos ver se faz efeito volto pra contar, bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta mesmo Regiane... Eu já usei o Pantogar e acho que o óleo de rícino além de ser mais barato me surgiu mais efeito.
      Beijos

      Excluir
  35. Rayane Gabrielle24 julho, 2014

    Olá , adorei as dicas no post , andei olhando os comentários , mais nenhum havia tirado a minha dúvida , então vamos lá .. Estou grávida de 5 meses , e meu cabelo tá uma "caca" . Estou com muita caspa , coisa que eu não tinha , está muito seco , embaraçando muito rápido , sempre faço hidratação , sempre estou tratando ele , mais não adianta! Estou agoniada pois eu amava meu cabelo , só que na gestação relaxei devido a isso , a pergunta é .. Eu posso usar o Oléo de Rícino na raiz ? Irá me prejudicar , ou prejudicar meu bebê rm algo ? Aguardo a resposta. Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim Rayane, o óleo de rícino é natural... para as pontas, tente fazer uma umectação, tem post aqui no blog explicando como fazer. Beijos

      Excluir
    2. Oi desculpa ser entrometida mas li em milhares de lugares q nao e bom gravida usar oleo de ricino pois pode causar contraasoe

      Excluir
    3. Então durante os três primeiros meses pode ser que sim, depois pode, mas claro que é sempre bom dar uma confirmada com o ginecologista, porque cada mulher é diferente e as vezes umas são mais sensíveis.

      Excluir
  36. Olá Grazi, adorei as dicas tudooo msmo, o blog perfeito. Eu tenho uma dúvida, quem usa mega hair pode fazer uso do óleo?? Aguardo sua resposta.. bjksss ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Yasmin, mas como tu tem mega, é melhor hidratar também com mais frequência. Beijos

      Excluir
  37. Pode usar na sobrancelha com minoxidil? Ou talvez intercalando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não usaria junto. Tente intercalar então, para não ter problemas, já que o Minoxidil é forte.
      Beijos

      Excluir
  38. Olá Grazi, qual o Óleo para crescimento de cabelo cacheado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu até pode passar o de Rícino Anne, se o teu intuito for fazer o cabelo crescer, mas se for fazer umectação, use o de Amêndoas, que funciona melhor. Pra crescimento eu te indico o de Rícino e o tônico de alho. Beijos

      Excluir
  39. Pode usar ele na raiz, e o oleo de coco nas pontas,ou qualquer outro tipo de oleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim... ai fica a teu critério! ;)
      Beijos

      Excluir
  40. Quem relaxa cabelo com química , deve passar óleo de rícino antes ou depois da química

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas aconselho passar antes da química, porque se tu passar ele depois da química, o relaxamento vai "vencer" antes, por ajudar o cabelo a crescer mais rápido e etc. ;)

      Excluir
  41. ola grazi, meu cabelo é cacheado e oleoso na raiz, tem problema eu usar o óleo diretamente na raiz ou é recomendável passar so nas pontas ? obrigada abraços (ps: amei o vídeo e vc é muito linda )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada... *-*
      Então pode passar sim na raiz, só tome cuidado ao retirar, pois ele é bem espeço, então tem que cuidar no retirar... para as pontas, tenta passar um outro óleo mais fininho.
      Beijos

      Excluir
  42. Oi Grazy, eu posso usar e depois que enxaguar fazer escova e passar chapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode sim, só não esqueça retirar bem e de passar um protetor térmico antes da escova ou da chapinha.
      Beijos

      Excluir
  43. Qual o melhor shampoo para lavar os cabelos apos usar o óleo de Rícino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho usar o shampoo transparente, porque ele limpa melhor o couro cabeludo, então retira bem o óleo de rícino.
      Beijos

      Excluir
  44. Gostaria de saber como faco pra intercalar o uso do oleo de rícino com as hidratacaoes?
    Por exemplo eu hidrato meu cabelo todas as 3 e sabados...que intervalo precisa ter pra usa o oleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode passar o óleo de rícino um dia sim outro não, então... exemplo:
      Segunda: óleo de rícino; Terça: hidratação; Quarta: óleo de rícino, Quinta: nada; Sexta: óleo de rícino; Sábado: hidratação; Domingo: nada, ou se preferir, passe o óleo de rícino todos os outros dias que você não faz hidratação! ;)
      Beijos

      Excluir
  45. Disseram que esse oleo faz com que o cabelo caia e verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pelo contrário, o cabelo diminui a queda, porque ele controla a oleosidade natural do couro cabeludo, exemplo, se você tem muita oleosidade, ele controla, se tem pouca, ele faz com que o couro cabeludo produza mais, mas claro, tem que usar da maneira correta. Beijos

      Excluir
  46. Ola gostaria de saber se posso usar oleo de ricino junto com feno grego na raiz do cabelo para potencializar o crescimento?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu nunca usei feno grego, então não sei se pode, mas se você quer ver se o óleo de rícino funciona, o ideal é sempre usar os produtos separados. ;)
      Beijos e depois me conta mais sobre o feno grego!

      Excluir
  47. Por quanto tempo devo passar ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por no mínimo três meses, qualquer tratamento é de no mínimo três meses... Passe por três vezes por semana pelo menos, durante três meses, depois dê uma pausa e se quiser pode voltar a usar!
      Beijos

      Excluir
  48. Eu achei na farmacia a marca lbs composição castor oil sera q estes serve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a marca não importa, mas o óleo de rícino precisa ser puro, sem nenhuma interferência de outros óleos. :(
      Beijos

      Excluir
  49. Li no facebook uma menina dizer que utiliza o óleo de rícino juntamente com o creme yamasterol dorme com eles no cabelo e só lava no dia seguinte. Vc indicaria esse procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá então, eu nunca usei com outro creme, apenas pele puro, mas acredito que ela utilize assim para hidratar junto o cabelo. Acredito que ele funcione assim também, porém um pouco mais devagar, sem contar que é complicado colocar creme na raiz dos cabelos, a não ser que seu cabelo seja extremamente ressecado. Tome cuidado. Beijos

      Excluir
  50. Grazi, você acha melhor o tônico de alho ou o óleo de rícino para o crescimento do cabelo?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna,ambos são ótimos, mas ai depende, se você quer que o cabelo só cresça, sem que ele melhore aumentando ou diminuindo a oleosidade natural e tudo mais... Também deixo ressaltado aqui que o tônico de alho pode ser que clareie um pouco a tonalidade natural do seu cabelo, então depende, particularmente AMO os dois, não consigo escolher um melhor, até porque eu intercalo entre um e outro (depois de já ter testado os dois separadamente). Ambos fazem o cabelo crescer rápido, ambos funcionam. Ai depende de você mesmo, qual prefere experimentar, qual consegue achar na sua cidade e etc. Beijos <3

      Excluir
    2. Ah sim, entendi! muito obrigada pela atenção!! Beijos :)

      Excluir
    3. Magina Anna, fico feliz em poder ajudar. Beijos

      Excluir
  51. Oi Grazi! Então, gostaria de saber se usar o óleo de rícino 2 vezes por semana é pouco? Ou se está bom?
    Pode lavar o cabelo com shampoo anticaspa após usá-lo?
    O modo de usar pra quem tem caspa é o mesmo para quem usa ao pra crescer o cabelo?
    Obrigada desde já!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se tu pudesse usar pelo menos três vezes por semana, mas duas vezes por semana é melhor do que não conseguir passar nenhum dia, vai demorar um pouco mais apenas pra ti conseguir ver os resultados. Tenta intercalar o uso do shampoo anticaspa, usa no dia que tu for usar o óleo de rícino, no dia que tu for retirar usa um shampoo transparente, que também ajuda na questão da caspa, mas não vai interferir no tratamento. Beijos e boa sorte.

      Excluir
  52. Oi Grazi, para quem tem alisamento no cabelo pode tambem usar o oleo ou vai retirar o produto do alisamento? obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que vá sair o alisamento, mas como ele faz crescer o cabelo mais rápido, esses tratamentos costumam "vencer" mais rápido. ;)

      Excluir
  53. E se eu tiver quimica como proressiva no cabelo ? atrapalha ? oq mais posso passar cm ele para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode passar sim, mas é como já expliquei pra outras meninas, a sua química irá provavelmente "vencer" mais rápido, mas pode passar sim. Beijos

      Excluir
  54. ooi, adoro seu blog .. e um vidrinho desses comprado em farmacia dura quantas aplicacoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, fico feliz que goste do blog... Se tu usar três vezes por semana, dura meio mês apenas, mas como ele é bem barato, vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  55. Esse óleo ajuda a encorpar a sobrancelha ? Engrossa os fios e tudo mais ? :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim, porém com o uso contínuo! ;)

      Excluir
  56. Uso tonico de alho na raiz e o oleo de ricino nas pontas, tem algum problema aplica os dois na raiz??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, desde que eles sejam usados em dias alternados... Exemplo: Um dia o tônico, no outro o óleo.
      Beijo

      Excluir
  57. Oii, queria saber se também posso passar nas pontas? Porque como recupera, queria recuperar as pontas duplas e dar mais brilho. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode passar em todo o cabelo sim! Mas que tal fazer uma umectação para recuperar? Aqui no blog tem o passo a passo da umectação caseira!
      Beijos

      Excluir
  58. Posso usar o tonico de alho e oleo de ricino no mesmo mes??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, desde que você intercale os dias de uso de cada um... Exemplo:
      Segunda, quarta e sexta: óleo de rícino.
      Terça, quinta e sábado: tônico de alho.
      Beijos

      Excluir
  59. Kelly estou em fase de transicao posso usar o oleo de ricino e o tonico de alho no mesmo mes sendo em dias alternados ???chero

    ResponderExcluir
  60. Grazi passei hj e fiquei desperada meu cabelo começou a soltar vários fios na minha mão coisa q não acontece a séculos até pq estou usando imecap hair tbm. Já viu algo parecido, ?

    ResponderExcluir
  61. Oi posso usar o tonico e o oleo e lavar os cabelos com o shampoo misturado com a viramina adefort??obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly é melhor não misturar, até porque o shampoo "bomba" é muito forte e particularmente não aconselho ele pra ninguém... Então se você está usando, aconselho que quando pausar o shampoo ai sim comece a usar um dos dois. Beijos

      Excluir
  62. Grazielle,

    Depois de uma californiana desastrosa, fiz uma pesquisa e encontrei seu post sobre o tônico de alho e o óleo de rícino e seu beneficio pra o rápido crescimento dos cabelos. Com somente esse proposito, você indica o tônico ou o óleo?Ou seria melhor usar os dois ao mesmo tempo intercalando os dias como na resposta acima? E após os três meses de uso, quanto tempo devo esperar pra recomeçar o tratamento?

    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode intercalar os dias e usar os dois, mas não saberá qual deles deu um melhor resultado... Por isso sempre aconselho a testar um e depois o outro, pra depois usar ambos, intercalando! ;)
      Quanto ao tempo de pausa, aconselho depois dos três meses dar uma pausa de 3 à 4 semanas, para então voltar a usar. Beijos

      Excluir
    2. Como estou desesperada pra que meu cabelo cresça, resolvi intercalar os dias de uso do óleo e tônico. Agora outra duvida: Posso usar uma touca de banho enquanto deixo o tônico/óleo na minha cabeça ou deixar o cabelo "abafado" atrapalha no tratamento?

      Gabi

      Excluir
  63. Posso colocar na minha filha de dois o anos que ainda tem pouquinho cabelo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselharia a não colocar, ela tem poucos aninhos, o cabelo dela vai nascer naturalmente, aos poucos... Tenha calma! ;)
      Beijos

      Excluir
  64. Oi
    Estou a usar 3 vezes por semana o óleo rícino na raiz e já faço há quase dois meses, não estou a ver resultados.
    O que me aconselha?
    Beijinho e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, normalmente começa a aparecer resultado em 3 meses, continue usando e tente cuidar do cabelo de outras formas também, fazendo hidratação, nutrição, reconstrução... tudo que o teu cabelo ta precisando.
      Beijos

      Excluir
  65. ER presiso molhar os cabelos antes de dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa, pode passar direto no cabelo o óleo de rícino.
      Beijos

      Excluir
  66. Você utiliza o tonico e o oleo ao mesmo tempo, certo? Quantos centímetros seu cabelo cresceu desde o inicio do uso de ambos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, no momento eu parei de usar ambos pra dar um tempo, mas meu cabelo cresceu "6 dedos" de comprimento, usando ambos... Mas isso também depende de pessoa pra pessoa. Boa sorte e muito obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Esse "6 dedos" cresceu nos 3 meses de tratamento?
      Ps: Parabéns pelo site ;D

      Excluir
    3. Obrigada pelo carinho... Então cresceu sim, nesses 3 meses, porém nos três meses usando os DOIS, enquanto eu usava um deles apenas, cresceu menos.
      Espero que eu tenha te ajudado.
      Beijos

      Excluir
  67. Eu amamento,sera que eu posso ultilizar o oleo de ricino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de muita polêmica quanto a isso, eu te aconselharia a esperar um pouco mais para utilizar, ou então confirmar com a sua ginecologista.
      Beijos

      Excluir
  68. Olá bom dia. Vou começar a usar hoje, e tenho uma dúvida... Posso usa lo junto com o óleo de coco? Ou terei melhor resultado se usa lo só? Tenho que es Quentalos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você estiver usando o óleo de coco nas pontas e usando o óleo de rícino na raiz, não interfere, mas se for usar os dois junto, eles terão outro efeito no seu cabelo, mas não tem problema misturar.
      Beijos

      Excluir
  69. meu filho machucou a cabeça e precisou dar ponto, nesse local nao cresce mais cabelo por causa da cicatriz, sera q o oleo pode ajudar??

    ResponderExcluir
  70. Oi achei interessante.. Quero usar tira uma duvida esse óleo ele e natural..não e tóxico. Qualquer pessoa pode usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine, sim, ele é um óleo natural, qualquer pessoa pode usar!
      Beijos

      Excluir
  71. Bom dia eu coloquei babosa no shampoo e no condicionador posso usar eles para tirar o óleo rícino obrigado bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é usar antes desse seu shampoo um shampoo transparente, pra ter a certeza de que o seu couro cabeludo vai ficar bem limpo e um não vai interferir no outro. Espero ter te ajudado.

      Excluir
  72. gostei muito como vc tira as duvidas de todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho... Fico feliz em ajudar.

      Excluir
  73. oi, se usar 1 vez na semana sera que cresce ? Faço escova e chapinha pois estou em transiçao e nao tenho tenho de lavar 3 vezes na semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ele cresce, mas vai demorar bem mais, o ideal era usar três vezes por semana e no mínimo duas, tente usar duas vezes, pra que não demore tanto e funcione melhor. Beijos

      Excluir
    2. oi pena q esse oleo nao alisa gostei das suas dicas estou usando esse oleo
      mas mi respode vc acha q ele fica fino

      Excluir
  74. Oieee posso passar no meu bebê de 2 meses para nascer cabelo... Ele é bem carequinha rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não passaria, porque ele é muito bebezinho ainda, o cabelo dele ainda vai crescer. Beijos

      Excluir
  75. oi,td bem,me diz por favor ,passando ele na raiz. ,de dia ou anoite. podi por alguma touca ou nao ,obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu até pode por touca, mas não pode ficar muito tempo com ela, por exemplo, se tu for usar durante a noite toda, não usa touca, mas se for ficar no máximo três horas, pode usar touca. Beijos

      Excluir
  76. Posso alternar entre o oleo de ricino e o tonico da gota dourada??

    Oh duvida cruel rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas você deve realmente alternar e nunca usar os dois juntos e lembrando sempre das pausas. Beijos

      Excluir
  77. Karoll Araujoo20 maio, 2015

    Olá :) Eu pretendo Comprar O IMECAP HAIR , i Pretendo Comprar O Oleo De Ricino' Sera Q Posso Usarois No Mesmo Tempo ? Agradeço Desde Ja :) ♥♥

    ResponderExcluir
  78. Oi , vi várias resultados e ja amei esse oleo , queria saber se eu começar a usar 3 vezes por semena e depois de 3 meses de uso se será preciso ficar pelo menos um mês sem usar ou se posso usar direto ... Obrigada e bjs !!!

    ResponderExcluir
  79. Ooi grazi amei o seu site *--* bem eu estou numa loucura p fazer o meu cabelo crescer kk e me falaram do monivim A entao eu comprei e comecei a usar no shampoo e condicionador mais eu percebi que o meu cabelo comecou a cair muito entao encerrei o uso e foi quando qui eu vi sobre esse ricinio só que eu tenho medo de usar e causar queda porque meu cabelo é bem fino ' será qui tem algum problema si eu usar to querendo muito qui o meu cabelo cresca ! bjs obrigada pela sua atenção

    ResponderExcluir
  80. Olá tudo bem?
    Em algumas matérias vi como orientação a usa ele morno, qual a melhor forma? E eu irei usar para crescimento então o certo é somente raiz? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  81. Ola, O meu olho eu ja comprei, mas fiquei com receio de. Usa-lo poiis meu cabelo ,ë cacheado e , tudo oque eu passo nele , ele começa a cair , mr ajuda oque eu faço ..
    Ou tbm pq eu molho ele três vezes por dia ???

    ResponderExcluir
  82. Posso usar ele com óleo de coco tbm??

    ResponderExcluir
  83. Dimais amei linda valeu pela dica o uzei ontem e já a ter parou de cair mais o valeu pela ajuda Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz em saber disso. Obrigada pelo feedback da sua experiência. Beijos

      Excluir
  84. Grazi depois dos três meses de uso quanto tempo fica em pausa até poder voltar a usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pausa depois dos três meses é de um mês, depois pode voltar e depois de três meses de novo, pausa. Beijos

      Excluir
  85. Boa noite !
    Me ajude por favor estou desesperada, meu cabelo era lindo , e fui em uma cabeleireira para fazer umas luze .. Meu Deus ele descoloriu meu cabelo umas 5 vezes e mesmo assim nao conseguiu fazer o q eu queria .. acabei pintado meu cabelo na cor q estava Avermelhado .. Com isso tudo meu cabelo ficou extremamente ressecado sem vida . Pontas muito ressecadas. O q devo fazer ?Sera se eu passar o óleo de ricino na raiz vai me ajudar . E para as pontas o q eu passo .. Me ajude por favor . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é isso, pode passar o óleo de rícino, MAS eu não passaria, até recuperar um pouco os fios, porque como ele é muito espesso, pode ser que na hora de tirar, ele grude demais e tu acabe arrebentando o cabelo mais ainda... Usa a misturinha de uma máscara a base de óleos, com bepantol líquido e um pouquinho de óleo de argan, em uma semana e na outra semana faz umectação capilar com óleo de amêndoas, vai alternando, até tu sentir que ele tá melhor. Confere essas dicas aqui, que também podem fazer diferença pra tua recuperação: https://www.youtube.com/watch?v=cScsOdYvWsM.
      Beijos, boa sorte e depois me deixa lá no Facebook em inbox, na page do blog o resultado, se tem adiantado ou não. <3

      Excluir
  86. Amei esse post, tirou todas as minhas dúvidas. Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fiquei muito feliz em saber disso... Beijão

      Excluir
  87. Adorei esse post, mas tenho uma dúvida... Faço definitiva e meu cabelo afinou muito por isso procurei essa alternativa e gostaria de saber se posso passar o óleo puro no cabelo desde o inicio do tratamento?. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim... só que a tua definitiva vai "vencer" antes do tempo, então já tenha isso em mente.... E seria interessante tu esperar uma semana após fazer a definitiva para começar a passar o óleo. Beijos e me desculpa a demora em te responde.

      Excluir
  88. faço progressiva nos meus cabelos, e mesmo assim o óleo de rícino, faz efeito, de crescimento e anti-queda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, só vai fazer com que tu precise retocar a progressiva com mais frequência. Beijos

      Excluir
  89. Meus fios do cabelo é fino, gostaria de saber se o óleo deixa os fios grossos com o tempo. Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa sim, ele vai dar uma encorpada nos teus fios conforme o uso. Beijos

      Excluir
  90. Oi, amei seu post *----* Por favor me diz que batom é esse que vc tá usando no vídeo, esse vermelho meio alaranjado.
    Obrigada :*

    ResponderExcluir
  91. Obrigada pelo vídeo!!!! Gostei!!!!:)

    ResponderExcluir
  92. Letícia Vargas07 agosto, 2015

    Oii! To com duas duvidas sobre esse óleo.. Comprei ele na farmacia ontem como óleo de mamona, é a mesma coisa, né? E meu cabelo é tonalizado e com mechas, gostaria de saber se tem problema eu usar o oleo na raiz? Mas acho que não tem né? Pq é um oleo natural.. E outra duvida, depois de quanto tempo dá para perceber o efeito do oleo usando ele 2x por semana?

    ResponderExcluir
  93. Boa noite Grazielle gostaria de saber se eu posso usar esse óleo de ricinio estando com luzes? e se pode manchar ou não os fios? fiz a 4 meses as luzes,meu cabelo antes de colocar química era forte,grande,e crescia rapido,mas agora ele quebrou um pouco por causa das luzes,mas já tô hidratando e já tá melhor até cresceu um pouco...só quero saber mesmo se não mancha o cabelo todo...aguardo resposta...um abraço

    ResponderExcluir
  94. Meninas de 14 anos podem passar? Não vai ocorrer nenhum tipo de problema?

    ResponderExcluir
  95. Oi Grazi! Adorei seu post! Comprei o óleo e comecei o tratamento em meu cabelo, porém na primeira lavagem notei que alguns fios começaram a cair fora do normal... Isso acontece mesmo? Pois se o óleo previne a queda fiquei um pouco aflita!
    Aguardo sua resposta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  96. Olá grazi...adorei a publicação e me enteressei bastante pelo óleo. Tipo assim meu cabelo é curto cortei essa semana pq não tava gostando das pontas. Já fiz progressiva no meu cabelo e normalmente uso ele na chapinha. Posso usar o óleo na raiz como VC disse e deps lavar normalmente e dar escova??

    ResponderExcluir
  97. Tenho cabelo crespo e curttinho posso passar ou e só pra cabelo liso

    ResponderExcluir
  98. Ola Grazi! Depois que passar o oleo coloca uma touca ou pode deixar sem nada? Vc passa com as maos ou tem outro modo de passar?

    ResponderExcluir
  99. ADOREEI! Também fiz o teste com o óleo. O resultafo esta aqui no meu blog ➡http://fashionqueenr.blogspot.com.br/?m=0 Realmente é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou... vou conferir o seu teste também Fernanda. Beijão

      Excluir
  100. posso usar o oleo de ricino e lavar com shampoo para crescimento capilar tb (ex: novex broto de bambu)? E com shampoo bomba de café?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, qualquer shampoo, menos esses bomba, que normalmente usam monovim A ou glicopan Pet, de resto, qualquer shampoo, desde que retire todo o resíduo do óleo. Beijos

      Excluir

SIGA @FRESCURASDEMULHERZINHA