O inverno para os Pets

Foto: Equilíbrio em 4 Patas O inverno é complicado para nós, que somos humanos, mesmo aquelas que são apaixonadas por inverno, assim ...

Foto: Equilíbrio em 4 Patas
O inverno é complicado para nós, que somos humanos, mesmo aquelas que são apaixonadas por inverno, assim como eu, tomam alguns cuidados, para evitar ficar doentes. Agora imaginem os bichinhos? Eles com certeza sofrem muito mais do que nós no inverno e cabe a nós, seus donos ou não, ajudá-los. Digo seus donos ou não, porque acho que pra ajudar um bichinho não precisa ter ele como estimação em casa, você pode fazer um cantinho quentinho para um animalzinho de rua, já pensou nisso?


O Tolkien, que pra quem ainda não conhece, é o mascotinho do blog, mas também é o cachorrinho da minha sogra. Ele é um PoodleToy, bem peludinho e muito mimado, que fica comigo todos os dias da semana, de manhã até a noite... Minha sogra brinca que eu sou a babá dele... haha... Ele adora uma bacia com um bom tecidinho soft dentro, assim como se aconchegar dentro de bolsas, com o seu paninho, também de Soft.

Apesar dele ser um cachorro naturalmente peludo, ele é minúsculo e mesmo assim sofre com o frio. Nos dias mais frios, que ocorrem por aqui (no Rio Grande do Sul), além de forrar a caminha dele com tecidinho Soft, colocamos um papelão bem grosso embaixo da cama, para não passar umidade do chão para a caminha dele e também colocamos roupinha, assim podemos dormir tranquilas sabendo que ele está bem quentinho.


Já a minha cachorrinha, Lara, tem uma casinha na rua e já está indo para os seus 12 anos de vida, mas não pensem que por isso ela passa frio, muito pelo contrário. Ela é completamente mimada e se não está satisfeita com a quantidade de cobertas, acaba sempre por reclamar.

A casinha dela não é de madeira, mas sim de plástico, então assim passa muito menos umidade. Além disso colocamos sempre uma toalha de banho embaixo das cobertas, para poder controlar mais ainda a umidade. Depois disso colocamos um ou mais cobertores, dependendo da quantidade de frio. Ela nem gosta de ficar quentinha desse jeito, né?

Mas não pense que pra deixar o seu pet aquecido neste inverno é preciso gastar uma fortuna. Procurando um pouquinho pela internet, encontrei diversos tutoriais, de faça você mesma, relacionados a caminhas de pets, confiram alguns super fáceis.


No inverno os cães acabam ficando muito propícios a doenças respiratórias, assim como nós, mas além dessas doenças os cães mais idosos com ploblemas como Artrose, passam a sentir mais dores com o frio.

Foto: DogDogs
Sabe quando você reclama para as suas amigas no fim do inverno que comeu demais e precisa emagrecer? Pois é, isso é o natural, pois no inverno o nosso corpo "precisa" de mais gordura, pra conseguir se aquecer, com os cães, gatos e etc, não é diferente, então o ideal é tomar cuidado também com as refeições do seu bichinho. Se ele estiver comendo mais ração do que de costume, não se preocupe, isso é completamente normal, você pode aumentar em cerca de 20% a mais a ração dele, diariamente, pois ele precisa desse cuidado. Lembrando sempre que esse aumento só é aconselhável aos animais que estão em "forma", aqueles que já estão obesos e etc, não devesse aumentar na alimentação.


Mas e quanto a higiene dos pets? No verão os nossos pets costumam tomar banho uma vez por semana, pelo menos, correto? Pois saibam que o banho durante os períodos de frio, devem ser mais espaçados, como por exemplo de 15 em 15 dias. Evite levar seu pet para uma pet shop, tente dar banho em casa e claro, evitando os choques térmicos. Além disso seria interessante quem pudesse vacinar o seu pet com a vacina conhecida como "Bronchi", que protege seu bichinho para da "Traquiobronquite Infecciosa (Tosse dos Canis), que é como se fosse uma "gripe", onde o seu bichinho acaba tossindo constantemente, parecendo estar engasgado. Nessas épocas é muito comum seu bichinho pegar isto em pet shops, parques, feiras, hotéis e etc, portante tente evitar.

A dica para manter seu bichinho sempre limpinho é usar e abusar de alguns acessórios, como o banho a seco para cães e gatos e também um "sorinho" para limpar os ouvidos do seu bichinho.

Cuidar daqueles que nos fazem companhia sem pedir nada em troca, com certeza te fará economizar, pois seu bichinho não ficará doente e ainda terá a recompensa do carinho e amor incondicional que esses animais podem nos oferecer.

É isso ai meus amores, espero que vocês tenham gostado deste post e que ele possa ter sido útil para vocês. Tentei deixá-lo bem completo e espero que eu tenha tirado algumas dúvidas e tenha dado dicas importantes pra vocês.

Não lembra do que foi dito ao longo do post? Não tem problema, confira abaixo uma listinha do resumo de cuidados no inverno.

- Banho de 15 em 15 dias;
- 20% a mais de ração;
- Camas em cima de algo que proteja da umidade;
- Vacina Bronchi, contra Tosse dos Canis;
- Aqueça seu bichinho, com roupas, cobertores e etc.

Beijos e até a próxima.

Já acompanha o blog nas redes sociais?

Você poderá gostar também de...

8 comentários

  1. Que fofura o seu cachorrinho! Adorei o post! Post novo no blog
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna... então o Tolkien é da minha sogra, a Lara que é minha! *-*
      Beijos

      Excluir
  2. Muito boas as dicas, eu ainda não tenho um PET mas quando eu tiver vou tratá-lo como um membro da família! No inverno eles sofrem mto, ficam com muito frio! Tadinhos!
    Adorei suas dicas!
    beeeijo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofrem mesmo Camila... é sempre bom cuidar, né... ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Ah, adorei o post. Muito bacana você compartilhar essas coisas, muita gente nem se liga que os bichinhos também sentem frio. Aqui no Rio quase não temos esse problema porque é bem calor o ano todo.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade viu Natasha, mas com eu amo eles, to sempre ligada nessas coisas... haha... Ahhh, mas no calor também tem que ter cuidados, claro que não os mesmos, mas ainda assim é preciso.
      Beijos

      Excluir
  4. Amei o post! Muito legal quando conheço blogs que falam sobre coisas para além de futilidades. Faz a gente lembrar que existe gente do outro lado, sabe? Não só povo querendo que compremos mais coisas. Beijinho.
    https://www.facebook.com/DicasdaMag
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mag, claro super entendo e acho importante realmente isso.
      Beijão

      Excluir

SIGA @FRESCURASDEMULHERZINHA