Umectação Capilar Caseira

Olá gurias, já faz muito tempo que prometi trazer esta postagem ( e o vídeo também ) pra vocês, mas como muitas de vocês sabem, eu depen...

umectação capilar caseira

Olá gurias, já faz muito tempo que prometi trazer esta postagem (e o vídeo também) pra vocês, mas como muitas de vocês sabem, eu dependo da disponibilidade da minha mãe, com vídeos de cabelos cacheados, então por isso demorou tanto tempo pra trazer.

Muito bem, mas antes de mais nada, quero falar um pouquinho sobre Umectação, pois sei que não são todas vocês que estão "por dentro" do termo.

A umectação capilar, nada mais é do que umectar os fios, ou seja, umedecer os fios do cabelo, no caso com óleos vegetais puros. Pelas minhas pesquisas a umectação é uma das técnicas capilares indianas, usada há muito tempo já, que consiste não apenas em umedecer os fios, os enluvando, mas também massagear o "cabelo".

Vocês sabem que os cabelos das indianas são desejados pelo mundo todo, compridos, brilhosos e lindos. As indianas possuem técnicas maravilhosas para cuidar dos cabelos e uma delas é a umectação, que de acordo com o povo de lá, também pode ajudar no crescimento capilar.

Achei um vídeo no Youtube, mostrando a umectação indiana com óleo de "cozinha", que é mais fininho, do que outros óleos que irei mencionar ao longo do post, confiram o vídeo:


Os óleos usados para a umectação, normalmente costumam ter Vitamina E, são ricos em anti-oxidantes e te ajudam a repor os lipídios da fibra capilar. Alguns óleos são bem comuns de se achar pela internet mesmo, com indicados, como o óleo de Coco, óleo de Rícino (já falei um pouco sobre ele aqui), óleo de linhaça, óleo de Argan, Azeite de Oliva (o de cozinha mesmo), entre outros. Com a umectação seus fios ficam selados por mais tempos, assim diminuindo o frizz também.

Os azeites de cozinha, como o de Oliva, o de Dendê, de soja, milho ou amendoim desde que sejam 100% puros também podem ser utilizados como umectantes. Outra opção já mostrada aqui no blog, é o Óleo de Amêndoas 100% puro.

Mas tomem um certo cuidado, quanto ao tipo de cabelo, pois normalmente cabelos mais "cacheados ou crespos" costumam ter um melhor resultado com óleos mais finos, como o de Amêndoas e o de cozinha... Óleos como os de Rícino e o de Coco em cabelos assim, não costumam dar tanto resultado.

umectação capilar caseira
Umectação com óleo de Amêndoas
Abaixo vocês podem conferir o vídeo fazendo a umectação capilar na minha mãe e espero que vocês consigam ter uma noção maior de como fazer.



Uma coisa importante de se saber é que a umectação pode ser feita em todos os tipos de cabelos, não apenas aqueles cacheados ou crespos. Quem tem cabelo liso ou até mesmo oleoso pode fazer, mas tem que tomar cuidado e retirar todo o óleo do cabelo, independente do tipo de cabelo.

A umectação deve ser feita de 15 em 15 dias ou de acordo com o que o seu cabelo precisa, lembrando que tudo que é demais prejudica! Ela é super recomendada também para aquelas que fazem muita chapinha ou progressiva e ficam com o cabelo com aquele aspecto de "queimado/palha" (as que fazem luzes também).

Maneiras de fazer a umectação que eu indico:

1. Com o cabelo sujo aplique por mechas, enluvando as mechas do cabelo, depois aplique na raiz e massageie com movimentos retos, pra cima e pra baixo (nada de circulares). Coloque uma touca para não sujar o seu travesseiro, durma com o óleo no cabelo e na manhã seguinte lave o cabelo, mas retire todo o óleo do cabelo, deixando-o bem limpo;

2. Faça o mesmo processo do primeiro, porém ao invés de dormir com o óleo no cabelo, aplique cerca de duas horas antes de tomar banho e lavar o cabelo. Uma ótima dica é aplicar o óleo antes de fazer "aquela faxina" na casa, coloque a touca, faça a faxina e depois tome o seu banho, lavando os cabelos e retirando todo o óleo dos fios.

umectação capilar caseira
Umectação mostrada neste vídeo.
#DICA: O ideal é depois de fazer a umectação deixar o cabelo secar naturalmente, para que consiga ver o resultado. O cabelo mostrado na foto acima da umectação com óleo de Amêndoas ficou secando naturalmente, podem ver como ele ficou bonito e os cachos bem definidinhos.

É isso meus amores, peço desculpas pela demora em produzir e liberar este post/vídeo para vocês, mas como mencionei eu realmente não tive como liberar antes, pois dependo da ajuda e disponibilidade dos lindos fios da minha mãe. O que aliás, quero aproveitar para agradece-la por mais esta ajuda.
Espero que vocês tenham gostado da dica.
Beijos e até a próxima.

Já seguem o blog nas redes sociais?



Você poderá gostar também de...

12 comentários

  1. Oi flor gostei da dica,,,da um resultado legal o cabelo fica com mais brilho gostei beijus
    vivibuterfly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica bonito, né? A minha mãe ta amando o resultado.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa dar pra ver bem como o cabelo ficou bonito, amei
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou bem melhor, né? O ideal é fazer no tempo certo, pra não deixar ficar o cabelo feio de novo... rsrs
      Beijos

      Excluir
  3. o cabelo ficou mt bonito depois! gostei do resultado (:

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Grazi, fico super feliz.
      Beijão

      Excluir
  4. Pode ser com qualquer óleo de cozinha? o meu é muito cacheado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode passar qualquer azeite de cozinha, se possuir o extra virgem, melhor ainda, mas os outros já ajudam. Como você viu o cabelo da minha mãe, também é cacheado e funcionou tanto com o de cozinha, quanto com o de amêndoas doce. Se quiser, olhe a sessão para cabelos cacheados que tem aqui no blog, tem muitas dicas. ;)

      Excluir
  5. No cabelo liso, pra recuperar as pontas, é melhor qual óleo? E sendo que já estou usando o óleo de rícino na raiz. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu até pode usar o óleo de amêndoas, mas em pouca quantidade, pra não deixar o cabelo pesado, nem oleoso demais.

      Excluir
  6. Já fiz c o oléo de oliva, amei o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Adriana, o óleo de oliva também funciona super bem. Adoro... hehe
      Beijos

      Excluir

SIGA @FRESCURASDEMULHERZINHA